terça-feira, 16 de julho de 2013

Lançamento Comunicação e Erotismo

Comunicação e Erotismo, o Masculino na Era Digital, de Ronaldo da Costa Formiga é um de nossos últimos lançamentos.

O autor é Doutor em Comunicação e Cultura, pela Escola de Comunicação e Cultura - UFRJ. É professor adjunto da Universidade Veiga de Almeida desde 1992 e professor, pesquisador (estatutário) do ISERJ (Instituto de Educação do Rio de Janeiro), a partir de 2011. Bacharel em Sociologia e Política pela PUC-RJ e Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ, possui também formação em Psicologia. Tem trabalhos publicados nas referidas áreas e participações em debates sobre temáticas associadas à realidade virtual e a linguagem da Internet. Dedica-se, atualmente, à pesquisa voltada para a discussão relativa à identidade e cultura contemporânea.

Como salienta Marcus Vinicius de A. Câmara:

O objetivo deste livro é contribuir para a seguinte discussão: como o universo masculino se harmoniza, em termos da construção de sua autoidentidade, com o território digital contemporâneo? Esta vereda propicia ao autor traçar um interessante paralelo entre a bissexualidade e a fragmentação/transitoriedade; e a imprecisão da pós-modernidade. Salta aos olhos do leitor uma instigante reflexão de Ronaldo Formiga: o universo feminino é, atualmente, o guardião dos tradicionais papéis sociais/sexuais e, por isto mesmo, o autor propõe a noção de devir- homem. Estabelece ainda relações entre, de um lado, o moderno, o sujeito, a totalidade, a linearidade, o presente; de outro, o contemporâneo, o singular, os fragmentos, a não linearidade e o virtual. Finalmente, a partir destas e de outras noções já mencionadas o autor do presente livro deixa-nos a pergunta/abertura: “na vida online, não seríamos membros de uma totalidade (a rede) e, ao mesmo tempo, indivíduos atravessados pelo ideal de singularidade?”